segunda-feira, 24 de junho de 2013

Comentando Prince of Tennis Mangá #001

Genius 1: Echizen Ryoma

Para ler online:
imagens retiradas do Manga Reader

 
Já de início, temos alguns figurantes comentando sobre um jogador de apenas 12 anos de idade que vai participar de um torneio para jovens de 16 anos.
É revelado que seu nome é Echizen Ryoma (1). Bom, acho que dá pra perceber que estamos falando do protagonista.

Temos uma mudança de cena, e uma garota de 12 anos, chamada Ryuzaki Sakuno, está numa situação um tanto desagradável: sentada no banco do trem, perto dela há um bando de adolescentes que ficam falando alto sobre técnicas de tênis. No Brasil acho que podemos substituir isso por “um bando de maloqueiros ouvindo funk em som alto no ônibus.” XD Enfim...nisso, um tal de Sasabe começa a gesticular com a raquete, quase acertando a pobre garota. Um garoto de boné interfere, dizendo que eles estavam fazendo muito barulho. E pra melhorar mais ainda, ele corrige o Sasabe sobre os termos utilizado em tênis (western grip e eastern grip).

Acho interessante a inserção de tais termos de uma forma que não fique cansativo e é justamente isso que o Konomi faz no início da série. Como trabalho com algo semelhante, mas na área de Química, achei legal comentar sobre isso aqui.

Continuando. O moleque de boné, pra finalizar ainda fecha com uma frase do tipo “é normal errar, já que as pessoas normalmente aprendem o contrário”. Os colegas debocham do Sasabe e saem do trem. Aí Sakuno lembra que também precisava descer nesta estação e sai.


Sakuno está esperando a sua avó na estação quando encontra o moleque de boné de antes, que pergunta onde vai ser o torneio de tênis. Sakuno, feliz da vida, também diz que está indo pra lá e pergunta se ele vai participar do torneio, etc...o moleque desconversa e pede logo a indicação do caminho (pobre Sakuno...LOL). Ela explica as direções e o moleque de boné vai embora. Nisso, Sakuno observa que o moleque de boné estava levando uma mochila pra guardar raquetes de tênis e observa seu nome: “Echizen R.” Não é novidade que o moleque de boné seria o protagonista mencionado lá no começo, mas agora que ele já foi apresentado posso começar a chamá-lo de Ryoma. XD


Depois de 30 minutos, a avó de Sakuno finalmente aparece. Ela é apresentada como Ryuzaki Sumire e fala pra irem logo no carro. Aí nesse momento a ficha de Sakuno cai e ela percebe que deu as direções erradas pra Ryoma (pobre Ryoma...LOL).

Sakuno, como não entende de tênis, pergunta pra avó o que acontece caso um participante chegue atrasado pra partida e a avó responde que ele perde por “default”. Preocupada, Sakuno sai do carro e vai procurar por Ryoma. Ela encontra Ryoma deitado na grama e pergunta sobre a partida. Ryoma responde com cara de quem não tava a fim de conversa que chegou 5 minutos atrasado e foi desqualificado. Sakuno pede desculpas mas Ryoma não tava a fim de conversar com ela, quando solta que estava com sede. Sakuno fala que vai comprar algo pra ele, mas no fim quem pagou a bebida foi Ryoma (pobre Ryoma...LOL²).

Nisso, pra quebrar o clima de início de mangá shoujo, aparece ninguém mais ninguém menos que...Sasabe! E pra começar bem, Sasabe levanta a raquete e (acho) que bateu com ela em Ryoma. Não ficou muito claro na sequência, mas acredito que tenha sido isso. Enfim, Ryoma nem se mexe e nem revida. Sasabe provoca Ryoma e vai embora, quando Sakuno joga refrigerante nele e óbvio que o rapaz fica p*** da vida. Aí Ryoma, bebendo tranquilamente seu refri, provoca Sasabe perguntando se ele já sabia controlar bem a raquete e diz que até poderia ensinar a ele alguma técnica.

Resultado da provocação do Ryoma:




Sasabe vai acertar as contas com Ryoma na quadra de tênis. Um set de uma partida, Sasabe começa (chamado “service play” em inglês). (2) Sasabe já começa sacando forte e se achando, pra variar. Mas Ryoma mostra que não é só um pivete de 12 anos e revida. Ryoma mostra sua habilidade no tênis e revida uma das bolas de Sasabe bem rápido, pra espanto do rapaz. Os colegas começam a comentar sobre o fato de Sasabe estar perdendo e ele (obviamente) dá uma desculpa que estava pegando leve com o garoto. Vez de Ryoma sacar e com direito a uma bela página dupla.




Não preciso dizer mais nada né? XD Nisso, a avó de Sakuno, Ryuzaki, aparece, comentando sobre Ryoma e sua semelhança com seu pai. Ela também comenta que Ryoma ganhou um torneio americano júnior 4 vezes. Ela ainda fala sobre o fato de Ryoma estar competindo num torneio para rapazes de 16 anos, ao invés de entrar em um torneio da sua idade, por causa da sua habilidade no tênis. Todo mundo fica espantado com tal fato e falam pra Sasabe não pegar leve com o moleque e mostrar logo seu jogo especial perto da rede. Enquanto isso, Sasabe enfrenta dificuldades na partida, e logo é revelado que ele não se aproxima da rede não porque ele não quer, mas porque Ryoma não deixa. 

Numa das jogadas, Ryoma saca para o lado de Sasabe e a bola vai parar dentro dos limites da quadra, mas Sasabe mente dizendo que foi fora. Ryoma joga outra bola, que cai dentro da quadra, mas Sasabe mente novamente dizendo que foi fora. Sakuno fica inconformada e discorda do rapaz. O jogo continua, e Sasabe finalmente consegue chegar perto da rede, mas Ryoma joga uma bola bem alta que passa por Sasabe e toca dentro da quadra.

Sasabe perde a paciência (mais do que já estava) e atira a raquete de propósito em Ryoma, mas fazendo parecer que ela simplesmente “escapou” da mão dele.

Ryoma se levanta, pega seu boné que havia caído no chão e diz pra continuar a partida, com uma expressão bem séria no rosto. O garoto, que estava no seu service play, saca uma bola que bate no chão e volta, passando por Sasabe, que fica com cara de “WTF o que foi isso que acabei de ver??”, ou algo assim. LOL

E assim começam os golpes malucos de Prince of Tennis. Mas isso é só o comecinho. XD

Depois Ryoma lança o mesmo tipo de saque, o chamado Twist Serve. Porque não basta só criar uma técnica, você precisa dar um nome a ela.

Ah sim, detalhe importante ou não: dessa vez, o Twist Serve atinge em cheio a cara de Sasabe, que provavelmente ficou com uma segunda cara de WTF.

Ryoma lança uma série de Twists Serves e Sasabe fica com medo, percebendo que ele estava mirando no rapaz. Na última sacada, Ryoma provoca Sasabe, que se prapara pra receber a bola, defendendo sua cara com a raquete. Mas era só um blefe e Ryoma faz um saque normal. LOL Fim de jogo e Ryoma vence.

Sasabe fica nervoso e manda Ryoma jogar de novo, mas Ryuzaki intervêm e diz pra ele aceitar a derrota se ele era um homem de verdade. Ryoma, com cara de tanto faz resolve aceitar mais um jogo e nisso é revelado que ele é canhoto. Ou seja, ele estava jogando o tempo todo com a sua mão não-dominante! Aí finalmente, aparece alguém da organização (acho) e fala pra eles que era proibido jogar ali.

5 dias se passam. Mostra o colégio Seigaku e Sakuno indo pra escola e se encontrando com sua amiga, chamada Tomoka (3). A amiga vem correndo, dizendo que tem um membro novo no clube de tênis da escola que parece ser muito bom. Nisso, Tomoka também pergunta se Sakuno vai começar a jogar tênis e ela diz que sim. Não preciso nem dizer quem é o tal “membro novo do clube de tênis” e nem por causa de quem Sakuno começou a ter interesse no esporte, não?

Mas, por via das dúvidas...a resposta está aqui:


-----------------------------------------------------------------------------------------------
 Notas:
(1) Usarei o padrão japonês de designação de nomes no sentido: primeiro o sobrenome da pessoa e depois o nome, pois vocês verão a partir dos próximos capítulos que o uso de sobrenomes é mais evidente. Questão de respeito, hierarquia e etc. Por questão de costume vou sempre me referir ao protagonista como Ryoma mesmo, e o resto pelos seus respectivos sobrenomes, salvo algumas exceções.

(2) Por conveniência, vou utilizar alguns termos utilizados em tênis, como “set” e “service play” em inglês.

(3) No scanlator colocaram como “Domoka” mas se a minha audição não falha, no anime a chamam de Tomoka. Na wiki também está assim, então acho que é a pronúncia mais correta.



  • Comentários gerais:

É um capítulo padrão, apresenta o personagem principal, um problema (Sasabe e partida contra o mesmo), desenvolvimento do problema e a conclusão (o desenrolar da partida) e por fim, a expectativa pro próximo capítulo (entrada de Ryoma no clube de tênis).

De início, muitos podem não ter se simpatizado com Ryoma por causa do jeito dele. No meu caso eu gostei dele no começo por causa das tiradas, mas confesso que faltou um pouco mais de humor pra prender o leitor.

O traço do Konomi segue bem o básico, apesar de algumas falhas no traço, mas acreditem em mim: ele melhora MUITO depois. Digo isso porque acompanhei parte da sequência, New Prince of Tennis, e os enquadramentos, traço, cenários...melhoram 100%. Inclusive é importante notar os personagens “crianças” da série, como o Ryoma e a Sakuno, e ver nas edições finais que eles deram uma “envelhecida”.

Outra coisa que gosto no traço do Konomi é a forma como ele faz os olhos, porque faço um pouco parecido, de realçar a parte de baixo do olho. Tem muito traço que não faz esse detalhe e eu já pensei várias vezes em deixar meu traço mais “simples” eliminando esse efeito no olho, pois dependendo de como você o faz, dá um ar de olho caído, ou até cansado. Mas ao ver o traço do Konomi mudei de ideia e vou continuar com esse detalhe no olho dos meus personagens também.

De resto, acho que é isso. Confesso que não é um capítulo super empolgante e tudo mais, ele segue o padrão de um primeiro capítulo da Jump sem muitas surpresas mas é isso.

O mangá melhora depois que são apresentados os regulares do Seigaku *joga confete* e as partidas internas.

E assim terminamos o comentário deste capítulo! YEAH!

Como é o primeiro capítulo, geralmente eles são mais longos que os capítulos padrões e por isso o texto ficou um tanto longo. Espero que não tenha ficado muito maçante. XD

Nenhum comentário:

Postar um comentário