terça-feira, 15 de março de 2011

Clássicos da Literatura Disney Número 23 - O senhor dos Anéis, Alice no país das Maravilhas




Número de páginas: 156
Editora: Abril
Histórias:
  • Donald e o Senhor das Frigideiras ( 1995, roteiro: Giorgio Pezzin, desenhos: Franco Valussi)
O jovem Frodonald vivia pacatamente numa estalagam, com seus sobrinhos, seu primo Peninha e seu tio Patinhas Contamoedas, até que descobre ser o último herdeiro de Durin Bateferro, o construtor da frigideira mágica, e o único que poderá pôr um fim no reinado do lorde das trevas.

  • A esfera negra ( 2003, roteiro: Andreas Pihl, desenhos: Massimo Fecchi)
Mickey, Donald e Pateta vivem aventuras num RPG, enfrentando monstros e perigos para recuperar o "livro-das-coisas-que-os-homens-não-deveriam-saber" e descobrir uma forma de livrar os monstros da sua cidade.

  • Tio Patinhas no País das Maravilhas ( 2010, roteiro: Carol McGreal e Pat McGreal, desenho: Francisco Rodriguez Peinado, arte-final: Enriqueta Perea)
Tio Patinhas é convidado a assistir o filme de Alice no País das Maravilhas, mas recusa dizendo que não há moral nenhuma na história. Voltando para casa, percebe que sua moedinha número um sumiu...e para encontrá-la, ele vai parar em um mundo totalmente diferente.

Avaliação geral:


 8,6 - excelente




arte: 8,3
roteiro: 9,0
comentários:
Não me arrependo de ter comprado este volume! Comprei mais por causa da história do Senhor dos Anéis ( já tinha visto os 3 filmes e gostei muito), e fiquei bem curiosa pra ver como ia ficar no estilo Disney. Adoro as paródias que eles fazem com livros/filmes! Fico imaginando como seria um 'Harry Potter' à moda Disney (se é que já não fizeram).
As outras duas histórias que acompanham a principal deste CDL também são ótimas, principalmente a última, que mesmo sendo curtinha é muito divertida! Além de claro, o fato de ter meu querido e idolatrado Pato Donald (oras, afinal ainda sou fãgirl desse pato e não nego). Mas okay, vamos ao que interessa!

A seguir, a avaliação de cada história.

Aviso! A partir daqui não leia se não quiser ver spoilers!





avaliação das histórias:

  • Donald e o Senhor das Frigideiras
arte: 9,0
roteiro: 9,0
comentários:
Gostei MUITO desta história! Claro que tem mais graça se você conhece sobre o Senhor dos Anéis até para entender algumas referências da obra (orcs, nazgul) e trocadilhos com os nomes e principalmente com o talismã sagrado (que não é o anel, mas uma frigideira! É hilário ver o pobre Frodonald carregando um trambolhão daqueles). Mas uma pessoa que não conhece a série pode ler tranquilamente, pois a história é explicada no decorrer das páginas, além de uma pequena apresentação dos personagens logo no começo.
Os personagens ficaram bem caracterizados no elenco: o Peninha como o primo do Frodo (Sam), o Mickey como o Aragorn, o Pateta como (Boromir), só achei que podiam ter colocado algum outro personagem da Disney pra ser o Legolas ao invés de colocarem um figurante qualquer, mas tá valendo.

Gostei da incorporação do Tio Patinhas e dos sobrinhos no elenco, afinal onde está um Pato Donald há um tio pão-duro e três pivetes no seu pé, e já é um time tão clássico que quando eles não estão, parece que fica faltando algo.
Destaco os cenários muito bem trabalhados, além da caracterização das criaturas, como os orcs, que ficou ótima! Desenhos realmente muito bem feitos, com o estilo característico da Disney Itália.
O roteiro segue bem legal no começo, porém achei meio corrido no final, mas para resumir uma série que deu 3 livros em aproximadamente 90 páginas é algo bem complicado. Senti falta do Gollum também, afinal é uma criatura que apareceu bastante no segundo filme e faz aquele joguinho psicológico pra conseguir ficar com o anel. Mas mesmo assim, a história vale a pena uma olhada não só pela arte mas também pela adaptação, e do jeito que fizeram ficou bem bacana. Esse eu recomendo!

  • A esfera negra
arte: 8,0
roteiro: 8,0
comentários:
Achei bem legal essa história com Donald, Mickey e Pateta jogando um RPG clássico! Mesmo pra quem não entende do assunto, algumas regras são explicadas ao longo da história, como o personagem fazer uma determinada ação dependendo do número que tirar no dado. Coitado do Donald, que só se ferrava nos dados!

O legal também é ver o tipo de personagem que cada um criou no RPG, meio que baseado no que eles gostariam de ser no mundo da fantasia (Mickey, um ladrão do tipo aventureiro, Donald o cavaleiro perfeito e Pateta bom...ele se diverte sendo um mago!)

Bafo de onça e Tio Patinhas fazem suas aparições, além de termos dragões e monstros bizonhos! É uma história bem divertida, o Donald praticamente se ferra no jogo inteiro ( não só no jogo como também fora dele, nas horas que o tio Patinhas liga ou a Margarida aparece), mas no final ele coloca o fim que queria pro seu personagem. Ah, e o Mickey aparece com o shortinho vermelho clássico! Eu gosto bastante do visual mais antigo do Mickey!

  • Tio Patinhas no País das Maravilhas
arte: 8,0
roteiro: 10,0
comentários:
Eu AMEI essa história! Não tem como não rir do Tio Patinhas tendo que comer uma nota de dinheiro e ver a cara de desespero dele com os moradores excêntricos do local, que usam dinheiro como se fosse mato!
Achei a caracterização dos personagens excelente!

Donald e Pardal como o chapeleiro e a lebre de março, Gastão como a lagarta preguiçosa, a moedinha fazendo papel da lebre apressada e Margarida como a rainha de Copas.
Fora a frase: "O dinheiro aqui é mato! Cortem a cabeça dele de imediato!" E eles ficam cantando isso em volta do pobre Patinhas!


Apesar da história ser curta, o roteiro em si segue muito bem e entrete o leitor seguindo a história de Alice, mas com a adaptação Disney! É bem legal ver como reconstruíram o universo do País das Maravilhas, com árvores de notas de dinheiro por todo o lado, e soldados com chapéu de moeda e corpo de dinheiro!Recomendado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário