quarta-feira, 3 de julho de 2013

Comentando: Prince of Tennis Mangá #005

Genius 5: The dusty racket
(A raquete empoeirada)

Para ler online:
imagens retiradas do Manga Reader
 

O capítulo começa de forma bem incomum. Já de cara, é mostrado um gato peludo no primeiro quadro, Ryoma de pijama de bolinha com uma cara que acabou de acordar. Ele olha pro despertador, vê que são (quase) sete da manhã e sai correndo pra escola.
É mostrada a rotina da escola que todos já sabem (aulas e mais aulas), um Ryoma bocejando e em seguida, o que interessa nesse mangá: o clube de tênis. Horio e os outros novatos estão no vestiário do clube enquanto o mesmo puxa o saco elogia o capitão do Seigaku e os regulares. Ele ainda complementa falando que o capitão Tezuka (1) nunca perdeu uma vez sequer e como ele (Horio) achava aquilo muito legal. Aí, dois dos figurantes deram uma trollada no pobre garoto, dizendo que não entendiam como ele poderia se orgulhar daquilo (acho que finalmente os novatos figurantes se deram conta de quem é Horio, LOL). Um dos novatos diz que achou Ryoma muito bom em jogo e Horio comenta sobre Arai, dizendo que ele ainda pode pegar no pé do garoto e o que ele iria fazer quanto a isso. Nisso, Horio nota que Ryoma estava sentado...


...em cima da roupa de um dos veteranos. E claro que era justamente a roupa do Arai! XD 

Aí Ryoma dá uma de indiferente e pra completar, Horio pisa em uma das raquetes (um belo trabalho em equipe, dupla sertaneja!). Por sorte era uma raquete velha e bem empoeirada. Horio guarda a raquete num armário e dá graças a deus por não ter sido a raquete do veterano Arai, ou senão muitas cabeças iriam rolar. O garoto ainda comenta que a prática dos primeiro-anistas era maratona e quando estava pra sair do vestiário ele esbarra no Arai, que estava com uma cara de quem comeu tomate estragado com farofa. Ryoma sai do local sem olhar pra cara do veterano, dando-lhe um “olá” (porque Ryoma é um garoto bem educado, LOL). Um dos veteranos que estava com Arai pergunta se Ryoma não era o tal “primeiro-anista metidinho” que a essa altura até o faxineiro da escola sabia da existência dele, e o rapaz confirma que sim. Nisso, Arai vê as suas roupas amassadas e dá um chilique fica bravo, querendo saber quem fez aquilo. Ele começa a descontar sua raiva em Ryoma, falando que por causa dele o capitão pegou no seu pé e o mandou correr pela quadra. Os outros veteranos ainda comentam que se Ryoma entrasse nas partidas de ranking, conseguiria uma vaga facinho. Arai corta o comentário deles, dizendo que aquilo não fazia o menor sentido, já que primeiro-anistas não podiam competir em partidas de ranking e fala que quer dar o troco no garoto fazendo-o passar vergonha por todo o clube. Por conveniência, a mochila de Ryoma estava lá e um dos veteranos começou a fuçar dentro dela. Eles ficam indignados com o fato do garoto ter 3 raquetes dentro da mochila, sendo que ele era um mero novato no clube. Aí Arai tem uma ideia brilhante (que obviamente não será revelada agora porque senão perde toda a graça e não teremos esse capítulo). Enfim, Arai e os outros saem do vestiário com cara de quem acabaram de roubar o pirulito de uma criança.

Voltando ao treinamento dos novatos. A maioria dos primeiro-anistas estava quase morrendo depois de terem corrido muito e Ryoma ainda complementa dizendo que o treinamento não acabou. Nisso, Horio comenta que a próxima atividade deles era praticar o movimento com a raquete (só 500 vezes). Os novatos estão todos treinando com a raquete e fazendo os movimentos, menos Ryoma, que estava perambulando entre eles. Horio pergunta se Ryoma havia esquecido de trazer a raquete e então Arai vai lá provocar Ryoma, falando que ele estava aproveitando que o capitão e o vice não estavam lá pra matar a prática do dia. Aí ele diz que gostaria de jogar uma partida com o garoto e um dos comparsas colegas de Arai traz uma raquete - aquela mesma raquete lá do começo do capítulo, que Horio havia pisado em cima. Os novatos olham pra aquela raquete e perguntam se ela aguentaria uma partida, visto que estava com as cordas frouxas e com mais um monte de defeitos. Arai aproveita pra provocar Ryoma mais um pouco, e a reunião de “Arai e sua gangue” com a “Turma do Ryoma” acaba atraindo a atenção dos outros membros do clube que estavam jogando partidas, inclusive os regulares. Eles perguntam se deveriam interferir e um dos regulares (o de band-aid no rosto) comenta que o capitão e o vice-capitão estariam de volta logo e que provavelmente não aprovariam aquele tipo de coisa.

 
Retornando à reunião super amigável. Arai continua provocando Ryoma, dizendo que aquela raquete combinava com alguém metido como ele e termina dizendo que se ele fosse um bom garotinho, talvez 3 certas raquetes poderiam aparecer de volta (olha o plano do mal do Arai sendo revelado aqui). Ryoma dá meia volta e aceita jogar com o veterano, acusando o mesmo de usar truques sujos pra jogar. Nas quadras, Ryoma diz pra acabar logo com aquilo e um dos regulares diz pra não interferir e ver como o jogo iria se desenrolar (em outras palavras, vamos ver a coisa pegar fogo). Arai fica nervoso pensando que não tem como alguém jogar com uma raquete naquele estado e termina falando pra Ryoma que ele iria se arrepender.

Notas:
(1) Os scanlators colocaram o nome errado do capitão, é Tezuka. Essa tradução com os nomes dos personagens errados está me dando nos nervos. Mas se eu indicar outro site, provavelmente vão estar com os mesmos scans, já que Prince of Tennis não é um mangá tão popular fora do Japão e há muitos poucos grupos que traduziram o mangá. Outra coisa, pra constar: os scans iniciais foram pegos da versão coreana do mangá, e eles traduziram todas as onomatopéias.

  • Comentários gerais:
Capítulo mediano. Achei que já iria mostrar um pouco mais da partida do Arai contra o Ryoma, mas ficou pro próximo capítulo. De resto, reparei que o traço do Konomi melhorou um pouco mais (notei que o Horio está melhor desenhado, LOL).
E voltando à comparação dos personagens no começo do mangá: o Kaidou (é um dos regulares de cabelo preto, franja e com cara de tacho) tem uma característica especial na sua aparência, que é o uso de uma bandana estampada na cabeça. Também deve ser aquele tipo de coisa que o Konomi (ou os editores) resolveram colocar depois pra dar, sei lá, uma diferenciada no personagem. Mas que no começo é estranho vê-lo sem a sua famosa marca registrada, isso é. Tudo bem que ele não usa a bandana quando está na sala de aula, mas considerando que 99,99% do mostrado no mangá é com os personagens no clube de tênis, jogando partidas ou fazendo alguma coisa relacionada ao esporte, bem...XD E outro detalhe: ainda falta um regular pra dar as caras, sem ser o Momoshiro (que tomou chá de sumiço nesses capítulos, mas deve ser por causa do problema com o tornozelo). Poxa, é um personagem legal esse último regular que falta para aparecer (Kawamura), apesar de não ser lá muito popular entre o público (leia-se fangirls). Não sei em que momento o Konomi vai introduzi-lo e se vai ter alguma desculpa para o não-aparecimento dele até agora, mas vamos ver com o desenrolar dos próximos capítulos. Aliás, não lembro se ele chegou a aparecer nos primeiros episódios do anime.


Não é um pecado capital você não definir bem as características de um personagem, mas também não pode deixá-lo como um zumbi morto durante todo o resto da história. O que geralmente acontece é você definir um conjunto de características pro personagem e dependendo das ações do mesmo, sua personalidade acabar mudando. Essas análises de capítulo estão sendo interessantes pra poder pegar o timing em que os personagens de PoT começam a mostrar sua verdadeira forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário