sábado, 2 de abril de 2011

Críticas- até que ponto elas são levadas em consideração sem manchar o seu 'ego'?

Andei vendo algumas coisas na internet que me deixaram um tanto pensativa quanto a esta questão das críticas em desenhos/hqs/arte em geral.
As críticas são extremamente importantes para uma pessoa evoluir e aprender a ver os seus erros, porque NINGUÉM NASCE SABENDO. 

E isso vale para QUALQUER área em que for trabalhar. Por exemplo, uma prova também não deixa de ser uma crítica, pois o professor quer testar seu nível de habilidade em determinada área do conhecimento. E dependendo da nota, você vai ver como está seu nível naquela matéria, e se for uma nota baixa, vai procurar ver os erros e melhorar nas próximas pra poder passar de ano.

O problema é quando o artista acha que está num nível de semi-deus e qualquer crítica a respeito da sua obra lhe parece ser um desaforo, e a pessoa passa a ver aquilo como inveja ou porque o 'criticador' não gostou do desenho/história/etc. Não é porque você tem um nível de popularidade alto, já publicou em editoras, faz trampo no exterior, já ganhou não sei quantos mil concursos, que quer dizer que seu desenho não tenha erros - eu muitas vezes erro a mão nos desenhos, mas aceito as críticas de boa e se precisar eu refaço (só uma vez que não concordei mesmo porque disseram algo a respeito da falta de originalidade/identidade em mangás, aí tive que rebater e colocar meu ponto de vista).

Nos últimos tempos eu ando adotando a filosofia do 'fico quieto no meu canto'. Não critico mais fanzines a menos que a pessoa diga que quer críticas, porque às vezes tem o povo que faz por hobby e não quer melhorar, então...mas geralmente mesmo quando eu faço as críticas eu gosto muito de salientar os pontos bons de uma obra, porque é um incentivo pro autor explorar bem os aspectos positivos. Se deu certo e alguém gostou, tem que pegar isso e trabalhar em cima! =)

Então aqui vem a pergunta: até que ponto as críticas são absorvidas e são levadas em conta e até que ponto o artista começa a achar que elas não servem pra nada e aí aquele famoso bichinho (que existe dentro de cada um de nós), o 'ego', começa a gritar de dentro de você e te faz rebater as criticas sem dó?

Não sei se é porque eu tenho contato com um ambiente que é critico - o ambiente científico- mas eu acredito que as críticas, se bem fundamentadas, são algo que faz uma pessoa progredir seja em qualquer área em que ela trabalhe, pois nem sempre conseguimos ver nossos erros; a gente precisa ter o olho treinado pra poder perceber os erros por conta própria.

E uma coisa é fato: se a pessoa tem um nível alto na sua carreira, me parece que é cada vez menor ela conseguir aceitar as críticas e levá-las de forma humilde.

(é como se fosse um gráfico de exponencial decrescente...ok, parei com as loucuras XD)

Na verdade, este post foi mais um desabafo. É que eu não consigo entender isso, eu acho que se a pessoa chega num ponto que fala 'ah, eu não preciso mais melhorar, eu sou perfeito', na minha opinião, ela pára. Pára de evoluir e de tentar melhorar o que faz. Não busca nada novo, ou nada mais inovador e fica na mesmisse....é que nem algumas pessoas que conheço na faculdade, vivem na inércia...

É algo a se pensar.
Evoluir como pessoa e como profissional, ou ficar na inércia pra sempre?

8 comentários:

  1. Num fanzine eu faria uma crítica leve, apenas em algo que estivesse gritante, porque nao é um trabalho profissional. Mas uma publicação é uma conquista tão importante que seria arrogância o autor pensar que a crítica é pra destruir seu trabalho. Quem perde seu tempo tecendo uma crítica sobre o trabalho de outro deveria ser tratado com respeito.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com vc, gwy
    Além do mais, num trabalho profissional o autor tem que dar o exemplo e se portar como tal. E se uma pessoa fosse mesmo desmerecer o trabalho de alguém, ela não ia perder tempo fazendo uma análise detalhada, ia já falar que o trabalho tá ruim e pronto.

    ResponderExcluir
  3. Se alguém realmente evolui no que faz, a tendência lógica é aceitar melhor as críticas, e não se sentir facilmente ofendido com elas. Isso porque essa pessoa evoluiu realmente, então ela sabe que enfrentou diversos problemas e os ultrapassou. Quando não se aceita fácil as criticas, em geral, é porque não houve mesmo uma evolução, mas apenas a aparência da evolução.

    Outra característica de quem cresceu de verdade naquilo que faz é a humildade. E ela vem naturalmente, e pelo mesmo motivo: a real evolução, e não a falsa evolução.

    Se um cara era rico desde que nasceu e depois ficou mais rico ainda e alguém, em algum momento da vida dele diz "você é arrogante, só porque é rico!", ele se ofende porque não gerou os anticorpos para contra-argumentar isso. E também se ofende porque a ofensa (ou crítica) pode mesmo conter algum fundo de verdade, e é isso que o incomoda (o rico).

    Mas se o cara nasceu pobre, e enfrentou toda uma saga de trabalho, rejeição, resistência da sociedade e descrença, mas venceu, se ele recebe essa mesma crítica (ou ofensa), é muito provável que essa pessoa desate a rir gostosamente. Isso porque ele sabe, com toda a certeza que a luta dele o ensinou, que ele não é aquilo que tentaram lhe rotular, seja diretamente, seja nas entrelinhas da crítica. Ele desenvolveu os anticorpos pra isso.

    Resumindo esse pequeno "livro" (...), às vezes críticas e ofensas se assemelham em muito e fica difícil até separar uma da outra. Mas quem tem certeza do caminho que trilhou não se ofende tanto ou nada como alguém que, no fundo, sabe que não possui méritos no que faz.

    É a certeza de que estamos fazendo o nosso máximo que nos dá os anticorpos pra suportar qualquer crítica destrutiva (as construtivas, lógico, não precisam ser suportadas, por isso não estou falando delas).

    E, mudando e não mudando de assunto, eu li (e comentei sobre) o seu mangá lá no Desenhe e Publique, onde também postei uns one-shots (Levyathan e Sonhos) e um mangá em 4 capítulos muito louco, chamado "Cosplay - A Matança" (eu sei que o nome é assustador, mas acredite, ele quase é um mangá de comédia). Apreciei muito o seu trabalho, e se quiser ver o meu e comentar, eu ficarei muito feliz.

    E lembre-se de uma coisa muito importante sobre comentários: responda-os se te perguntarem algo neles. Os leitores se sentem ignorados quando isso não acontece (e é deles que temos que cuidar, se quisermos um dia fazer sucesso nos mangás).

    Fim do "livro". XD

    Ah, e gostei do blog (e do nome dele também - já plantei girassóis que ficaram enormes! Pareciam uns monstros! Mas é claro, eram muito bonitos)

    Até!

    ResponderExcluir
  4. Oi Cristiano! Obrigada por passar neste blog quase abandonado hahaha XD

    Gostei bastante do que vc escreveu a respeito de aceitar as críticas, e uma coisa importante que vc falou é a humildade. Não existe pessoa perfeita, por mais competente que esta pessoa seja, ela vai errar em alguma hora. Aprender a aceitar os erros faz parte da nossa evolução. Claro que existem críticas depreciativas, mas aquelas críticas que nos levam a apontar nossoes erros, que nos dão dicas de onde melhorar e tal, essas devem ser levadas em conta pra pessoa absorvê-las e melhorar no seu trabalho.

    Assim que sobrar um tempinho prometo olhar seus trabalhos no DP e dar meus comentários a respeito o/ é que realmente ando em tempo pra ler qq coisa que não seja da faculdade hahaha
    (Mas acho que nesse fds eu consigo sim XD)

    Ah, minha paixão por girassóis começou por causa de uma banda japonesa chamada GARNET CROW, que inclusive é uma das minhas fontes de inspiração =)
    Quero ver se ponho a ficha da banda aqui no blog, assim como fiz pro ZARD (outra banda japa)

    E sempre que possível eu respondo os comentários dos leitores! Acho legal dar um 'ok', pro leitor saber que vc leu! e eu fico mto feliz de receber feedbacks sobre o sigma pi!

    até mais! o/

    ResponderExcluir
  5. Que bom! Mas não precisa ter pressa com relação aos meus trabalhos. Olhe quando tiver sem nada pra fazer, naqueles dias que a melhor opção não é uma opção...

    Sucesso nos projetos!

    Até!

    ResponderExcluir
  6. Ah, esse "ufosburger" é o meu blog (sou eu, Cristiano)...

    É sobre ETs, mas fala deles de uma forma diferente (não sou ufólogo nem quero ser). Não é muito interessante.

    Eu só postei por esse perfil porque o do google tava dando erro direto.

    Até!

    ResponderExcluir
  7. hahahah gostei do nome do seu blog sobre ETs XD

    ResponderExcluir
  8. Era pra ser uma lanchonete temática. Virou blog.

    X)

    ResponderExcluir