Genius 1: Echizen Ryoma
Para ler online:
imagens retiradas do Manga Reader
Já de início, temos alguns figurantes comentando sobre um jogador de apenas 12 anos de idade que vai participar de um torneio para jovens de 16 anos.
É
revelado que seu nome é Echizen Ryoma (1). Bom, acho que dá pra
perceber que estamos falando do protagonista.
Temos
uma mudança de cena, e uma garota de 12 anos, chamada Ryuzaki
Sakuno, está numa situação um tanto desagradável: sentada no
banco do trem, perto dela há um bando de adolescentes que ficam
falando alto sobre técnicas de tênis. No Brasil acho que podemos
substituir isso por “um bando de maloqueiros ouvindo funk em som
alto no ônibus.” XD Enfim...nisso, um tal de Sasabe começa a
gesticular com a raquete, quase acertando a pobre garota. Um
garoto de boné interfere, dizendo que eles estavam fazendo muito
barulho. E pra melhorar mais ainda, ele corrige o Sasabe sobre os
termos utilizado em tênis (western grip e
eastern grip).
Acho
interessante a inserção de tais termos de uma forma que não fique
cansativo e é justamente isso que o Konomi faz no início da série.
Como trabalho com algo semelhante, mas na área de Química, achei
legal comentar sobre isso aqui.
Continuando.
O moleque de boné, pra finalizar ainda fecha com uma frase do tipo
“é normal errar, já que as pessoas normalmente aprendem o
contrário”. Os colegas debocham do Sasabe e saem do trem. Aí
Sakuno lembra que também precisava descer nesta estação e sai.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgKa_q9NJ4ZsZxeOdHYP1PO7XA-zKmM9Fn48vNWKzmZPxWwS-PWNTyXoUuMVvjul8NGei4K5ibaTP4QXSTUTIihoMMg89Wn8RDS8Jj4-tRlUV5D72MASbOoIgVX9uQoxw7E2S8QQTNYqA/s320/prince-of-tennis-641670.jpg)
Depois
de 30 minutos, a avó de Sakuno finalmente aparece. Ela é
apresentada como Ryuzaki Sumire e fala pra irem logo no carro. Aí
nesse momento a ficha de Sakuno cai e ela percebe que deu as direções
erradas pra Ryoma (pobre Ryoma...LOL).
Sakuno,
como não entende de tênis, pergunta pra avó o que acontece caso um
participante chegue atrasado pra partida e a avó responde que ele
perde por “default”. Preocupada, Sakuno sai do carro e vai
procurar por Ryoma. Ela encontra Ryoma deitado na grama e pergunta
sobre a partida. Ryoma responde com cara de quem não tava a fim de
conversa que chegou 5 minutos atrasado e foi desqualificado. Sakuno
pede desculpas mas Ryoma não tava a fim de conversar com ela, quando
solta que estava com sede. Sakuno fala que vai comprar algo pra ele,
mas no fim quem pagou a bebida foi Ryoma (pobre Ryoma...LOL²).
Nisso,
pra quebrar o clima de início de mangá shoujo, aparece ninguém
mais ninguém menos que...Sasabe! E pra começar bem, Sasabe levanta
a raquete e (acho) que bateu com ela em Ryoma. Não ficou muito claro
na sequência, mas acredito que tenha sido isso. Enfim, Ryoma nem se
mexe e nem revida. Sasabe provoca Ryoma e vai embora, quando Sakuno
joga refrigerante nele e óbvio que o rapaz fica p*** da vida. Aí
Ryoma, bebendo tranquilamente seu refri, provoca Sasabe perguntando
se ele já sabia controlar bem a raquete e diz que até poderia
ensinar a ele alguma técnica.
Resultado
da provocação do Ryoma:
Sasabe
vai acertar as contas com Ryoma na quadra de tênis. Um set de uma
partida, Sasabe começa (chamado “service play” em
inglês). (2) Sasabe
já começa sacando forte e se achando, pra variar. Mas Ryoma mostra
que não é só um pivete de 12 anos e revida. Ryoma
mostra sua habilidade no tênis e revida uma das bolas de Sasabe bem
rápido, pra espanto do rapaz. Os colegas começam a comentar sobre o
fato de Sasabe estar perdendo e ele (obviamente) dá uma desculpa que
estava pegando leve com o garoto. Vez
de Ryoma sacar e com direito a uma bela página dupla.
Não
preciso dizer mais nada né? XD Nisso,
a avó de Sakuno, Ryuzaki, aparece, comentando sobre Ryoma e sua
semelhança com seu pai. Ela também comenta que Ryoma ganhou um
torneio americano júnior 4 vezes. Ela ainda fala sobre o fato de
Ryoma estar competindo num torneio para rapazes de 16 anos, ao invés
de entrar em um torneio da sua idade, por causa da sua habilidade no
tênis. Todo mundo fica espantado com tal fato e falam pra Sasabe não
pegar leve com o moleque e mostrar logo seu jogo especial perto da
rede. Enquanto
isso, Sasabe enfrenta dificuldades na partida, e logo é revelado que
ele não se aproxima da rede não porque ele não quer, mas porque
Ryoma não deixa.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5qvwlFIn_LQCKdu_hMSnKrUfrWWEwim6wBRQ9hJ9Fk3QuC92bVgKzG7VvdXIkB2UaHPPy8bRTdMFo93vHbLQM2cFZs1J3j-G1NhG95TaxfjZ-Bbe-KA0NRnTO7EBhmVg-5PiCMSTjUA/s320/prince-of-tennis-641684.jpg)
Sasabe
perde a paciência (mais do que já estava) e atira a raquete de
propósito em Ryoma, mas fazendo parecer que ela simplesmente
“escapou” da mão dele.
Ryoma
se levanta, pega seu boné que havia caído no chão e diz pra
continuar a partida, com uma expressão bem séria no rosto. O
garoto, que estava no seu service play, saca uma bola que bate no
chão e volta, passando por Sasabe, que fica com cara de “WTF o
que foi isso que acabei de ver??”, ou algo assim. LOL
E
assim começam os golpes malucos de Prince of Tennis. Mas isso é só
o comecinho. XD
Depois
Ryoma lança o mesmo tipo de saque, o chamado Twist Serve. Porque não
basta só criar uma técnica, você precisa dar um nome a ela.
Ah
sim, detalhe importante ou não: dessa vez, o Twist
Serve atinge em cheio a cara de Sasabe, que provavelmente ficou com
uma segunda cara de WTF.
Ryoma
lança uma série de Twists Serves e Sasabe fica com medo, percebendo
que ele estava mirando no rapaz. Na última sacada, Ryoma provoca Sasabe,
que se prapara pra receber a bola, defendendo sua cara com a raquete. Mas era só um blefe e Ryoma faz um saque
normal. LOL Fim de jogo e Ryoma vence.
Sasabe
fica nervoso e manda Ryoma jogar de novo, mas Ryuzaki intervêm e diz
pra ele aceitar a derrota se ele era um homem de verdade. Ryoma, com cara de
tanto faz resolve aceitar mais um jogo e nisso é revelado que ele é
canhoto. Ou seja, ele estava jogando o tempo todo com a sua mão
não-dominante! Aí
finalmente, aparece alguém da organização (acho) e fala pra eles
que era proibido jogar ali.
5
dias se passam. Mostra o colégio Seigaku e Sakuno indo pra escola e
se encontrando com sua amiga, chamada Tomoka (3). A amiga vem
correndo, dizendo que tem um membro novo no clube de tênis da escola
que parece ser muito bom. Nisso, Tomoka também pergunta se Sakuno
vai começar a jogar tênis e ela diz que sim. Não
preciso nem dizer quem é o tal “membro novo do clube de tênis”
e nem por causa de quem Sakuno começou a ter interesse no esporte,
não?
Mas,
por via das dúvidas...a resposta está aqui:
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Notas:
(1)
Usarei o padrão japonês de designação de nomes no sentido:
primeiro o sobrenome da pessoa e depois o nome, pois
vocês verão a partir dos próximos capítulos que o uso de
sobrenomes é mais evidente. Questão de respeito, hierarquia
e etc. Por questão de costume vou sempre me referir ao protagonista
como Ryoma mesmo, e o resto pelos seus respectivos sobrenomes, salvo
algumas exceções.
(2)
Por conveniência, vou utilizar alguns termos utilizados em tênis, como “set” e
“service play” em inglês.
(3)
No scanlator colocaram como “Domoka” mas se a minha audição não
falha, no anime a chamam de Tomoka. Na wiki também está assim,
então acho que é a pronúncia mais correta.
- Comentários gerais:
É um capítulo padrão, apresenta o personagem principal, um problema (Sasabe e partida contra o mesmo), desenvolvimento do problema e a conclusão (o desenrolar da partida) e por fim, a expectativa pro próximo capítulo (entrada de Ryoma no clube de tênis).
De
início, muitos podem não ter se simpatizado com Ryoma por causa do
jeito dele. No meu caso eu gostei dele no começo por causa das
tiradas, mas confesso que faltou um pouco mais de humor pra prender o
leitor.
O
traço do Konomi segue bem o básico, apesar de algumas falhas no traço, mas acreditem em mim: ele
melhora MUITO depois. Digo isso porque acompanhei parte da sequência,
New Prince of Tennis, e os enquadramentos, traço,
cenários...melhoram 100%. Inclusive é importante notar os
personagens “crianças” da série, como o Ryoma e a Sakuno, e ver
nas edições finais que eles deram uma “envelhecida”.
Outra
coisa que gosto no traço do Konomi é a forma como ele faz os olhos,
porque faço um pouco parecido, de realçar a parte de baixo do olho.
Tem muito traço que não faz esse detalhe e eu já pensei várias
vezes em deixar meu traço mais “simples” eliminando esse efeito
no olho, pois dependendo de como você o faz, dá um ar de olho
caído, ou até cansado. Mas ao ver o traço do Konomi mudei de ideia
e vou continuar com esse detalhe no olho dos meus personagens também.
De
resto, acho que é isso. Confesso que não é um capítulo super
empolgante e tudo mais, ele segue o padrão de um primeiro capítulo
da Jump sem muitas surpresas mas é isso.
O
mangá melhora depois que são apresentados os regulares do Seigaku
*joga confete* e as partidas internas.
E
assim terminamos o comentário deste capítulo! YEAH!
Como
é o primeiro capítulo, geralmente eles são mais longos que os
capítulos padrões e por isso o texto ficou um tanto longo.
Espero que não tenha ficado muito maçante. XD
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